Com alerta máximo do Inea, Rio Muriaé pode transboradar em Itaperuna
As cidades de Laje do Muriaé e Italva também podem ser atingidas
O Rio Muriaé, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, tem alto risco de transbordar. O alerta máximo é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a causa é o aumento do volume das chuvas nos últimos dias. As cidades de Laje do Muriaé e Italva, também no Noroeste Fluminense, podem ser afetadas.
Na terça-feira (2), o Inea registrou uma subida de nível considerada acima do normal no Muriaé, nas próximidades do Parque Industrial. A cota de inundação do Rio é de quatro metros. Ainda segundo o órgão alertou nesta quarta-feira (3), o Rio Muriaé está perto de transbordar na localidade de Cidade Nova.
Um fator fundamental para que seja feito o acompanhamento do risco de alagamentos na cidade é a régua de medição do volume do Rio, que banha os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O sistema de controle é feito pelo Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, monitora esporadicamente a régua e informa a situação à Defesa Civil.
Para emergências, o cidadão deve ligar para o número 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros). O morador também pode se cadastrar no serviço de alerta por SMS, pelo número 40199.
Com informações de O Dia