Após contrato com Equinor, Petrobras coloca navio plataforma em operação

Após contrato com Equinor, Petrobras coloca navio plataforma em operação

Estatal informou que colocou em operação o navio-plataforma Sepetiba no campo de Mero

A Petrobras anunciou a assinatura dos contratos do Sistema Integrado de Escoamento de Gás Natural da Bacia de Campos e de acesso à Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas em conjunto com a Equinor Energy do Brasil, publicou o portal Capitalist.

Os contratos permitem à Equinor escoar o gás natural do campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos. A Petrobras cumpre assim as disposições da Lei do Gás, promovendo o acesso negociado às infraestruturas e possibilitando a diversificação dos agentes na cadeia de gás natural.

Além disso, a Petrobras informou que colocou em operação o navio-plataforma Sepetiba no campo de Mero, bloco de Libra, na Bacia de Santos. Este é o terceiro sistema de produção de Mero, com capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo diariamente e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás.

A plataforma FPSO Sepetiba integra um sistema de produção que envolve a perfuração e preparação do poço para a produção, incluindo o uso de tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência e viabilizar a atividade de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage).

Por fim, a Petrobras anunciou a aquisição da tecnologia HEFA, fornecida pela Honeywell UOP, para produção de diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação (BioQav) na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).

A planta terá capacidade de processar 2.700 m³/d de carga, com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino, produzindo BioQav e Diesel Renovável. Este investimento faz parte do Programa BioRefino da Petrobras, visando o desenvolvimento de combustíveis mais sustentáveis.