Campos se prepara para ser inserida no Programa Cidade Empreendedora
Inserir Campos no Programa Cidade Empreendedora do Sebrae para acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico já iniciado com as políticas públicas que vêm sendo implementadas, após o fim da pandemia da Covid-19, e que já coloca o município em destaque no ranking estadual da empregabilidade. Mas o Prefeito Wladimir Garotinho quer avançar ainda mais. Neste propósito, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, e o Subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Públicos Privadas, Felipe Knust, receberam nesta quarta-feira (28), na sede da Prefeitura, equipe técnica do Sebrae/RJ. Na pauta, a inserção de Campos no Programa Cidade Empreendedora.
Mauro Silva e Felipe Knust se reuniram com o Coordenador Regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche; a Gestora de Políticas Públicas da Autarquia, Flávia Gudes; e o consultor do Sebrae, Orlando Thomé. Os técnicos conheceram as medidas adotadas pelo Prefeito Wladimir Garotinho e sua equipe da área do desenvolvimento, além dos resultados positivos que vem sendo registrados para a retomada da economia, como por exemplo, a criação de empresas com geração de empregos registrados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho.
Secretário e sub ressaltaram que Campos se destaca no Estado como Cidade Empreendedora e tem o governo municipal como protagonista no fomento da economia com políticas públicas eficazes para o surgimento de novas empresas geradoras de empregos. “Mas, se não bastasse isso, o Prefeito Wladimir Garotinho recomenda avanços nas ações para o desenvolvimento sustentável e estamos com todos órgãos voltados para isso, trabalhando de forma integrada para avançar com as políticas de apoio ao setor produtivo”, destacou o secretário Mauro Silva.
Guilherme Reche reconheceu que “Campos já se destaca como protagonista na instalação de novas empresas, mas é preciso fazer um raio X do que está sendo realizado e aprimorar os procedimentos para consolidar o desenvolvimento”.
Após apresentar os 10 eixos temáticos do Programa Cidade Empreendedora, Flávia Guedes fez algumas considerações: “O Programa contribuirá para transformar o ambiente de negócios para o empreendedor do pequeno negócio, de forma a fortalecer a pequena empresa que, atualmente, responde por 96% dos negócios formalizados e é o segmento que gera empregos e movimenta e economia”.
-BENEFÍCIOS COM O PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
“Com apoio do Programa Cidade Empreendedora, vamos trabalhar 10 eixos de atuação para empreendedorismo: Nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal com foco na inovação, incentivo à inovação tecnológica e sustentabilidade para o setor produtivo nos processos de produção e comercialização, dentre outras temáticas que vão consolidar o fortalecimento da economia de forma perene e sustentável, independente de qual seja o governo. Nosso propósito é estabelecer em Campos um Plano Estruturado de Desenvolvimento Econômico para uma base consolidada dos pequenos negócios”, concluiu o Secretário Mauro Silva.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Foto: César Ferreira.