UENF encerra maior evento científico do RJ
O XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFIT) e VIII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) foi encerrado na última sexta-feira, 30/06/2023, no Centro de Convenções da UENF. O evento — que reuniu a UENF, a UFF, o IFF e a Prefeitura de Campos — é considerado o maior congresso científico do Estado do Rio de Janeiro. Foram 2.800 inscritos, com a apresentação de 1.300 trabalhos, sendo que os de maior destaque foram premiados.
A palestra de encerramento foi ministrada pela presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj, professora Letícia de Oliveira, que falou sobre o tema “O viés implícito e as desigualdades de gênero na ciência”. Na ocasião, a pró-reitora de Assuntos Comunitários da UENF (ProAC), Clícia Grativol, anunciou a criação de um grupo de trabalho em equidade, diversidade e inclusão para discutir pontos primordiais nessas temáticas na UENF. Os estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes e técnicos que tiverem interesse no assunto devem procurar a ProAC.
— Um evento preparado por mulheres, com palestrantes mulheres e que demonstra a força das mulheres desta universidade — destacou o reitor da UENF, Raul Palacio.
A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, disse que foi uma jornada incrível, com números impressionantes.
— É maravilhoso ter de volta o brilho nos olhos dos estudantes. Quero agradecer a todos que se envolveram nesse evento grandioso — declarou.
A coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBi) da UENF, professora Maria Cristina Gaglianone, lembrou que o congresso é realizado em equipe e que o sucesso só é possível por causa desta parceria. Ela agradeceu as quatro mulheres que ministraram as palestras: Letícia de Oliveira (presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ); Mercedes Maria da Cunha Bustamante (presidente da CAPES); Cristina Russi Guimarães Furtado (diretora do Escritório de Cooperação Internacional da UERJ); e Denise Pires de Carvalho (secretária de Educação Superior/MEC).
— O CNPq é hoje o nosso grande financiador de bolsas. Realizamos esse trabalho como prestação de contas. Apresentamos dados e informações. Os avaliadores reconheceram a alta qualidade dos trabalhos apresentados na Iniciação Científica e o envolvimento dos orientadores. Quero agradecer ainda a FAPERJ e a CAPES que também são financiadoras de bolsas — enfatizou.
Fonte: UENF. Foto: Divulgação.