Três pesquisadores da Uenf entre os mais influentes do mundo

Três pesquisadores da Uenf entre os mais influentes do mundo

Eles fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da universidade

Foi publicado em 16 de Setembro de 2024 o mais novo ranking da Universidade Stanford (EUA) que lista os 2% dos cientistas com maior influência internacional. Na lista estão três pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) os professores Afonso Rangel Garcez de Azevedo (LECIV/CCT), Carlos Mauricio Fontes Vieira (LAMAV/CCT) e Markssuel Teixeira Marvila (UFV), sendo o último aluno egresso do programa e que atualmente é credenciado como docente permanente no PPGECM/UENF.

O ranking é elaborado pela universidade norte-americana em parceria com a Editora Elsevier com base nos dados de 2023 da base Scopus. O ranking abrange os 2% dos pesquisadores mais citados, com base nos dados de mais de 9 milhões de cientistas, e é feito a partir de parâmetros de citação padronizados, índice h, índice hm corrigido pelo coautor, citações de artigos com base nas posições do autor, além de um indicador composto.

A seleção é baseada nos primeiros 100.000 por pontuação (com e sem autocitações) ou em um percentual igual ou superior a 2%. Este é o quarto ano consecutivo que o programa apresenta pesquisadores credenciados dentre os 2% mais influentes do mundo, de acordo com o ranking da Stanford, considerado o mais prestigiado internacionalmente.

“Este resultado mostra de forma profícua a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo programa ao longo dos últimos anos, além do caráter internacional de nossas pesquisas. Além disso, serve como importante instrumento de visibilidade para atração de novos alunos e recursos financeiros, tanto para o PPGECM como para a UENF e certamente é mais um indicador de qualidade que recebemos no ano de comemoração dos 30 anos do programa” disse o coordenador do PPGECM/UENF, professor Carlos Mauricio Vieira.

Com informações da Ascom Uenf