Tarifas dos ônibus intermunicipais ficaram mais caras

Tarifas dos ônibus intermunicipais ficaram mais caras

Reajuste foi autorizado pelo Detro

As linhas de ônibus intermunicipais do estado do Rio de Janeiro ficaram mais caras desde a zero hora deste sábado (24). A Portaria autorizando o reajuste foi publicada pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Dentro), na edição do Diário Oficial (DO) do Estado, da última terça-feira (20).

O reajuste foi maior para as linhas de ônibus da Região Metropolitana, 9,97%. Já os coletivos que operam no interior do estado foram reajustados em 4,23% os ônibus rodoviários, e em 2,00% os urbanos.

Segundo o Dentro, os índices de reajuste adotam os critérios do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot), metodologia criada para orientar o corpo técnico de diversas prefeituras e municípios para o cálculo de tarifa de ônibus. São considerados no cálculo os preços dos insumos e os indicadores operacionais (tipo de veículo, região por onde circula, quilometragem, média de passageiros transportados, entre outros).

O último reajuste tarifário ocorreu em fevereiro de 2023. A planilha com as novas tarifas de todas as linhas intermunicipais já está disponível no site do Detro (www.detro.rj.gov.br).