Produção industrial do ERJ cai em fevereiro, aponta Nuperj

Queda foi de 0,3% em relação a janeiro deste ano e de 3,3% em relação a fevereiro de 2024
A produção industrial geral fluminense caiu 0,3% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Quem aponta é o boletim mensal do Núcleo de Pesquisa Econômica do Estado do Rio de Janeiro (Nuperj), ligado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Já em relação a fevereiro de 2024 foi registrada uma queda de 3,3% e uma queda de 2,7% no acumulado do ano, ainda segundo a pesquisa. A indústria extrativa caiu 3,4% em fevereiro com base no mesmo mês do ano anterior, acumulando queda de 3,6% no ano. Já a de transformação caiu 3,3% no mesmo mês, acumulando queda de 1,6%.
Os setores que se destacaram com contribuição positiva em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior foram o de fabricação de produtos alimentícios, com crescimento de 25,3%; o de fabricação de equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, com crescimento de 24,9%; o de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos com crescimento de 21,9%.
Também se destacaram com contribuição positiva os setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com crescimento de 15,3%; o de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento de 14,2%; o de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com crescimento de 5,4%; o de fabricação de produtos químicos, com crescimento de 3,6%; o de fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com crescimento de 2,3%, e o de metalurgia, com crescimento de 1,7% no período.
Já os setores que apresentaram contribuição negativa foram o de fabricação de máquinas e equipamentos, com queda de 24,1%; o de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com queda de 20,8%; o de fabricação de bebidas, com queda de 9,3%; o de fabricação de produtos de borracha e de material plástico, com queda de 2,7%, e o de fabricação de produtos de minerais não metálicos, com queda de 0,4% no período.