Prefeitura multa Prolagos por mau cheiro em estação de tratamento de esgoto de Arraial do Cabo

Prefeitura multa Prolagos por mau cheiro em estação de tratamento de esgoto de Arraial do Cabo

Concessionária já sofreu prejuízo de R$ 3 milhões com o município

A Prefeitura de Arraial do Cabo aplicou mais uma multa à Prolagos, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto na Região dos Lagos, totalizando quase R$ 3 milhões desde 2022. O motivo foi o mau cheiro que sai da Estação de Tratamento de Esgoto  (ETE) da Praia Grande, motivo de reclamção de moradores.

Para solucionar o problema, a Secretaria Municipal do Ambiente e Saneamento já realizou vistorias, emitiu notificações, realizou reuniões com a Prolagos e a comunidade, além de solicitações de intervenções na estação, como a implantação do sistema inibidor de odor. Também foi aberto um processo junto à Agenersa (agência reguladora) para apurar irregularidades.

Após esgotar as medidas administrativas, Prefeitura econcessionária devem firmar, nos próximos dias, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), buscando soluções para os problemas ambientais causados pela Estação.

Nova estação

De acordo com a Prefeitura, desde que assumiu o serviço de esgoto em Arraial, a Prolagos não investiu em melhorias no sistema. O TAC prevê a construção de uma nova ETE em outro local, longe da área urbana.