Prefeitura de Cabo Frio realizará mais de 100 cirurgias de catarata até o final de setembro

Prefeitura de Cabo Frio realizará mais de 100 cirurgias de catarata até o final de setembro

Procedimentos estão sendo realizados também nos fins de semana

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos, planeja realizar mais de 100 cirurgias de catarata durante o mês setembro. Para agilizar os atendimentos, os procedimentos estão sendo feitos no fim de semana. Na sexta (22) e no sábado (23), 54 cirurgias foram realizadas na Clínica Vision, que é conveniada com o município. No próximo fim de semana, dias 29 e 30 de setembro, mais 53 procedimentos já estão agendados.

A ação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para dar seguimento aos atendimentos e acabar com a demanda reprimida para os serviços de saúde do município.

O serviço é inédito no município. O paciente precisava entrar na fila do Transporte para Fora do Domicílio (TFD), e ser deslocado para realizar a cirurgia.

A primeira cirurgia aconteceu em junho deste ano e, desde então, já foram mais de 200 procedimentos para o tratamento da catarata realizados.

Mutirão de exames

Nos meses de setembro e outubro, serão realizados 6.000 atendimentos, incluindo exames de ultrassom e de imagens. Essa é a meta da Secretaria Municipal de Saúde para eliminar a fila de espera pelos mais diversos procedimentos, além de atender à demanda normal, também acrescentar exames adicionais.

Para descentralizar e oferecer fácil acesso à população, os atendimentos estão sendo realizados em três pontos: no Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro São Cristóvão; no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios; e no ambulatório no bairro Jardim Esperança.

“Essa ação visa reduzir o tempo de espera dos pacientes e melhorar o acesso aos serviços de saúde, garantindo que todos recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. Ao final do mutirão, a expectativa é que os pacientes estejam sendo atendidos dentro do mês”, explica o secretário de Saúde, Bruno Alpacino.