Participantes de simpósio fazem visita técnica à foz do Paraíba
Grupo, coordenado pela secretária e Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo, viu de perto o fenômeno da erosão costeira e a salinização do rio.
Como parte da programação do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, aconteceu em São João da Barra na quinta-feira, 13, uma visita técnica ao rio e sua foz.
O evento, realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana entre os dias 11 e 13 de abril, em Campos dos Goytacazes, teve como objetivo discutir os desafios da gestão dos recursos hídricos na região.
Coordenados pela secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos do município, Marcela Toledo, o grupo pôde observar o avanço da salinização, que afeta diretamente o abastecimento de água em cidades próximas à sua foz.
O fenômeno é resultante do baixo volume do rio durante períodos de estiagem, permitindo o avanço da água do mar e aumentando a concentração de sais na água doce.
Outro ponto visitado foi o local onde será perfurado um poço para captação de água, no bairro Nova São João da Barra, na sede do município, e financiado pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
Na praia de Atafona, o grupo observou o fenômeno da erosão costeira e o fechamento natural da barra, ligando à Ilha da Convivência ao continente.
– A visita técnica foi importante para os participantes do simpósio compreender melhor os desafios enfrentados na região e refletir sobre a importância da preservação ambiental. Além disso, a iniciativa reforça a necessidade de união de esforços entre instituições governamentais, setor privado e sociedade civil para a criação de soluções integradas para a gestão e preservação de recursos hídricos na região – avaliou a secretária Marcela Toledo.