Parque Natural Atalaia, em Macaé, tem vagas para público fazer observação da fauna noturna nesta sexta

Parque Natural Atalaia, em Macaé, tem vagas para público fazer observação da fauna noturna nesta sexta

O Parque Municipal Natural Atalaia, em Macaé, no Norte Fluminense, pela primeira vez vai poder ser visitado à noite pelo público em geral em visita guiada realizada nesta sexta-feira (7). Antes, o local só era frequentado à noite por pesquisadores e universitários.

Para participar da atividade e desfrutar da observação da fauna noturna é preciso fazer o agendamento e confirmação prévia pelo e-mail: agendamento@gmail.com. As vagas são limitadas até 20 pessoas. A programação ocorre entre 18h e 22h, com abertura, trilha, apresentação de vídeos e encerramento.

Além da observação, os participantes poderão fazer fotografias básicas e filmagens que contribuam para ações de preservação da fauna selvagem.

“No centro de estudos científicos haverá apresentação de vídeos inéditos sobre monitoramento após o retorno da trilha. A atividade guiada noturna será conduzida pelo perito ambiental e médico veterinário especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens, Marcos Felipe da Rocha Pinto. Ele é convidado da Secretaria de Ambiente e atuará como guia voluntário transmitindo seus conhecimentos”, explica a Prefeitura.

Entre as espécies que vivem no Parque Natural Atalaia estão o cachorro do mato, mão-pelada, tamanduá-mirim, gato mourisco, esquilo, lontra, preguiça-de-coleira, ouriço-cacheiro e até a onça parda. A espécie foi avistada na semana passada.

“Um dos grandes objetivos do evento é provar que a convivência com as onças na serra de Macaé é harmônica e tranquila para a população, sem riscos de ataque”, garante o coordenador do parque, Alexandre Bezerra.

-Roupas para a trilha
Para realizar essa trilha, é recomendado levar roupas fechadas (calças, camisas e calçados), lanternas individuais e lanche. As roupas fechadas são aconselhadas por causa dos animais peçonhentos e do frio. Para os inscritos neste evento de educação ambiental serão autorizados pernoite de até cinco pessoas no alojamento científico e, para isso, devem levar roupa de cama e travesseiros.

-Programação:
18h – Abertura do evento;
18h30 – Trilha guiada para observação da fauna silvestre;
20h30 – Apresentação de vídeos inéditos do projeto de monitoramento;
22h – Encerramento.

Fonte: G1. Foto: Divulgação.