Obras da Clínica de Hemodiálise são lançadas em Campos

Obras da Clínica de Hemodiálise são lançadas em Campos

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes e o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançaram, nesta terça-feira (15), as obras de construção da Clínica Regional de Hemodiálise “Amigos do Rim” — Francisco Paes Filho, para atender aos pacientes renais do município e região. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Wladimir Garotinho, em cerimônia no Hospital Geral de Guarus (HGG), onde a unidade funcionará em um espaço anexo ao hospital. Sua construção é fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

A previsão inicial para entrega do espaço é de até 12 meses. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, não pode comparecer ao evento, em virtude do mau tempo, mas enviou um vídeo comemorando mais essa conquista para toda a região.

“Estou especialmente emocionado com mais essa conquista, porque o projeto está pronto, licitado e a obra iniciando hoje, em menos de 5 meses. E essa é mais uma demonstração do nosso compromisso com as pessoas. Mais um marco importante, que mostra o avanço da nossa saúde e a consolidação de Campos como polo regional de saúde”, realçou o prefeito, adiantando que, até meados do próximo ano, a obra já estará concluída.

Wladimir anunciou que, através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), está em discussão com o Estado do Rio a liberação do investimento de 25% de custeio para os três hospitais públicos de Campos. A reunião para discussão da coparticipação do Estado, está prevista para acontecer ainda esse mês.

O projeto de construção da unidade, elaborado pelo município, foi entregue pelo prefeito ao vice-governador Thiago Pampolha e ao secretário Dr. Luizinho, durante as comemorações pelos 188 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, na Praça São Salvador, em 28 de março deste ano.

“Nosso compromisso é, não só com a construção dessa clínica, mas que esse centro possa funcionar muito bem. Vamos construir, também, um grande centro de transplante para que essas pessoas possam sair da cadeira de hemodiálise”, informou Dr. Luizinho, por meio de vídeo.

O setor de transplante renal será dentro do HGG. “Não queremos que o paciente fique eternamente fazendo diálise. Dessa forma, a pessoa vai fazer o tratamento e aqui mesmo será transplantada para que ela tenha uma vida normal”, reforçou o prefeito.

A solenidade também contou com as presenças de autoridades públicas e políticas, como secretários municipais de Campos e outros municípios e dos vereadores, Marcione da Farmácia, Álvaro Oliveira, Pastor Marcos Elias e Kassiano Tavares, além de representantes da sociedade civil organizada.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Foto: César Ferreira.