Nova pista do Aeroporto de Macaé tem previsão de homologação no início em dezembro

Nova pista do Aeroporto de Macaé tem previsão de homologação no início em dezembro

Projeto recebeu investimento de R$ 220 milhões da Zurich Airport Brasil

Após um ano e meio de obras, a nova pista do Aeroporto de Macaé está em reta final de acabamento e se aproxima cada vez mais de sua inauguração. A previsão é que o processo de homologação seja iniciado em dezembro deste ano.

A obra já alcançou 98% dos serviços executados. Até o final deste mês serão realizadas a instalação de sistemas elétricos, plantio de grama, delimitação da nova área operacional, sinalização horizontal da pista, taxiways e pátio de aeronaves.

Depois da conclusão dos trabalhos, em dezembro, iniciam os processos de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Aeronáutica, para que a pista entre em operação.
O projeto recebeu um investimento de R$ 220 milhões da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto.

A nova pista com 1.410 metros de extensão será entregue no primeiro trimestre de 2025 e vai elevar a categoria do aeroporto que poderá receber aeronaves de maior porte – código C. Além disso, depois da inauguração, o terminal vai se tornar o único do Brasil com base operacional offshore com duas pistas.

A obra, iniciada em junho de 2023, é realizada pelo consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello e Engeform Engenharia. O Aeroporto de Macaé é um instrumento logístico importante para o setor de óleo e gás do Norte Fluminense e de janeiro a outubro deste ano o terminal atendeu a 176 mil passageiros. Mesmo com os trabalhos em andamento, as operações de helicópteros, essenciais para o atendimento offshore, continuam regularmente.