Mais de 10,7 mil casos de dengue notificados em Campos
Monitoramento das notificações é feito pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde
O boletim semanal de arboviroses foi liberado na segunda-feira (7), pela Secretaria de Saúde de Campos. Com a nova atualização, os dados referentes ao período da 1ª até a 18ª Semana Epidemiológica de 2024 totalizam 10.790 notificações para dengue e 487 para chikungunya. O atual cenário das doenças, assim como as medidas preventivas e de combate serão debatidos, nesta quarta-feira (8), na reunião do Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses, a partir das 9h.
O monitoramento das notificações é feito pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Considerando a estratificação mensal, para dengue foram, em janeiro 863; fevereiro 3.096; março 3.862, abril 2.920, e maio 49. Para chikungunya: janeiro 47, fevereiro 67, março 150, abril 214, e maio com 09. Não há registro de zika.
Entre os dados há dois óbitos, sendo um paciente de 64 anos vítima de complicações em decorrência da dengue e outro de 72 anos que a causa da morte foi a chikungnunya.
O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março, quando foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses. Nesta quarta-feira, será o quarto encontro das autoridades em saúde, representantes de diversos setores municipais e da sociedade civil organizada debatem e definem as medidas de combate ao vetor e assistência aos pacientes.
“Temos feito várias ações intersetoriais no combate à dengue, inclusive, no mês de abril tivemos o importante apoio do Exército Brasileiro, através da 2ª Companhia de Infantaria do nosso município. No mês de abril também tivemos uma elevação de casos que já era esperada de acordo com as nossas previsões matemáticas e, no dia 8 teremos uma nova reunião, onde iremos discutir não só as próximas ações, mas falaremos de vacina preventiva contra a dengue, pois esperamos que Campos seja um dos próximos município comtemplados”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.