Laboratório do HFM conquista Certificação Nacional em Exames

Laboratório do HFM conquista Certificação Nacional em Exames

Mensalmente, são cerca de 30 mil exames, ou mil procedimentos dia

O Laboratório de Análise Clínicas do Hospital Ferreira Machado (HFM), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Campos, acaba de ser certificado neste mês de dezembro, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) com a classificação “excelente”. O resultado vale para todo o ano de 2023 e se baseou em amostras mensais colhidas pela unidade e enviadas para a certificação do maior programa externo de controle de qualidade da América Latina, que constatou a performance máxima, ou seja, excelência nos serviços prestados e no processo de educação continuada, conforme preconiza a gestão do prefeito Wladimir Garotinho.

“O ensaio de Proficiência ou Controle Externo da Qualidade, é uma atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos conforme norma reguladora da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado excelente constata o que acontece no dia a dia do laboratório com os pacientes que pelo hospital passam. Ou seja, se o controle externo foi excelente e ele é uma amostragem do laboratório, é porque ele está entregando um resultado de excelência para o corpo clínico”, comemorou o Assessor Chefe do Laboratório do HFM, Maurício Carvalho.

Qualidade e agilidade

De acordo com os dados registrados pelo Laboratório do HFM, são realizados mensalmente, cerca de, 30 mil exames, o que representa um volume diário de mil procedimentos. “Estamos também integrados ao programa Lean nas Emergências, que visa melhorias globais na unidade hospitalar como um todo. Através da implantação de novos métodos conseguimos a redução do tempo de espera dos exames laboratoriais na Unidade de Decisão Médica (UDM) em 11%. Para oferecer um menor tempo de resposta, processos foram revistos, treinamentos desenvolvidos e tempos mensurados, que com dedicação e empenho de todos alcançaram expressivos resultados”, destacou Maurício Carvalho.

“Nosso investimento em tecnologia e otimização dos processos de trabalho tem um propósito claro: entregar a população serviços de alta qualidade. Compreendemos a importância decisiva dos exames laboratoriais na determinação dos tratamentos médicos, podendo, em muitos casos, fazer a diferença entre a vida e a morte. Cada segundo conta e é por isso que estamos dedicados a implementar tecnologias que aprimorem a eficiência dos nossos processos, visando aprimorar constantemente o acolhimento e a assistência oferecida à população”, comentou o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber.