Inscrições para cursos gratuitos nesta quinta e sexta no CEAM
Mulheres em vulnerabilidade social e em situação de violência, que queiram entrar no mercado de trabalho nas áreas administrativa e industrial, poderão se inscrever para os cursos que estão sendo oferecidos pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, através de parceria entre a Faetec e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. As inscrições serão realizadas nesta quinta (29) e sexta-feira (30) no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, das 9h às 17h. O CEAM está localizado na Rua dos Goytacazes, 257, Centro. As vagas para mulheres vítimas de violência são garantidas através da Lei Estadual Nº 9.662.
As aulas começam no dia 31 de julho e seguem até 14 de dezembro. Segundo a subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, esta será uma grande oportunidade para as mulheres que queiram se preparar para novos desafios. “Nós, que trabalhamos na área de políticas públicas para as mulheres, sabemos o quanto é importante a capacitação”, disse Josiane.
– Quem tem desejo de migrar de profissão, são vários cursos de capacitação através da Faetec em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. As mulheres que são vítimas de violência têm prioridade em vários serviços e estamos trazendo capacitação na Faetec. Para se inscrever, é fundamental estar dentro dos critérios. Cursos na área industrial e administrativa -, explica a subsecretária.
Entre as áreas oferecidas, estão cursos com alto custo e que, nesta parceria, estarão sendo disponibilizados gratuitamente. “O curso de Eletrodo Revestido, Soldador MIG MAG e Soldador TIG, por exemplo, são caríssimos e estão entre os oferecidos gratuitamente, através desta parceria. Teremos outros que são fundamentais também para preparar mão-de-obra especializada para atuar nestes setores que estão com grande oferta em Campos e região”.
– Todas as mulheres que foram vítimas de violência, assistidas pelo CEAM ou que possuem medida protetiva podem se cadastrar. É uma oportunidade de especializar em áreas com oferta de emprego e que, muitas vezes, fica inviável fazer o curso pelo alto custo de muitos deles.
Os cursos estão sendo oferecidos para as mulheres vítimas de violência atendendo a Lei Estadual Nº 9.662, da deputada Célia Jordão, e o Acordo de Cooperação Técnica assinado no dia 13 de junho entre a Secretaria de Estado da Mulher e a FAETEC, possibilitando o encaminhamento das mulheres assistidas pelas unidades especializadas. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, estão sendo oferecidas 1.319 vagas de qualificação profissional nas unidades da FAETEC.
-Área Administrativa:
• Agente de gestão de resíduos sólidos;
• Almoxarife;
• Assistente Administrativo;
• Auxiliar Pedagógico;
• Inglês aplicado e Serviços turísticos básicos;
• Inglês básico.
-Área Industrial:
• Eletrodo Revestido;
• Caldeireiro;
• Encanador;
• Soldador MIG MAG;
• Soldador TIG.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Foto: César Ferreira.