Governo do Estado prevê licitar em agosto nova etapa das obras da Ponte da Integração

Governo do Estado prevê licitar em agosto nova etapa das obras da Ponte da Integração

Via deve ser liberada em janeiro do próximo ano

A nova etapa das obras da Ponte da Integração, sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai conectar as rodovias RJ-194 e RJ-196, oferecendo acesso aos municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana, está prevista para ser licitada em agosto. Na semana passada, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), durante visita a obra, em São João da Barra, disse que a Ponte da Integração ficará pronta ainda em 2024, mas a previsão é que a via seja liberada em jneiro do próximo ano.

Com 34 vãos de sustentação, a ponte vai reduzir em 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A travessia que se estende sobre o Rio Paraíba do Sul, com 1,3 quilômetros de comprimento e 16,2 metros de largura, vai beneficiar diretamente cerca de 1 milhão de pessoas, impactando nove municípios da região.

Fruto de um investimento do Governo do Estado de R$ 135,2 milhões, a conclusão total da obra deverá ocorrer somente em outubro de 2025.

“Hoje essa ponte liga uma RJ a nada. Não adiantava acelerar a obra da ponte se nós não tínhamos liberadas para começar as obras das RJ. Até outubro a gente realmente encerra a ponte, até janeiro, as alças e aí mais um ano para as RJ estarem completamente prontas”, afirmou o governador na última sexta-feira (5).

A conclusão definitiva das obras da Ponte da Integração já foi adiada algumas vezes pelo Governo do Estado. A última previsão era que a via estivesse pronta em setembro deste ano, prazo que não será cumprido.