DER diz que obras na Estrada dos Ceramistas em Campos vão até março
Para o órgão a via desfalcará o tráfego pesado de Campos e São João da Barra
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), informou, na sexta-feira (24), que as obras de sinalização, drenagem e recuperação do asfalto da Estrada dos Ceramistas, em Campos, para o acesso ao Porto do Açu, em São João da Barra, pela RJ-238, estão previstas para serem concluídas em março do próximo ano. A obra foi orçada em R$ 55,3 milhões.
“Essa é uma obra de grande importância para o desenvolvimento da região, diminuindo o tempo de trajeto até o porto e permitindo mais segurança para aqueles que vão explorar as belezas da região. A ligação entre a BR-101, em Ururaí, e o Porto do Açu será um grande alívio para as cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra que possuem hoje o trânsito pesado em vias das duas cidades” explicou Pedro Ramos, presidente do DER-RJ.
De acordo com o órgão, a nova estrada que está sendo preparada visa atender às demandas de volume e peso que o complexo logístico exige. O objetivo é garantir o desenvolvimento da região não apenas com a movimentação do porto, mas com o turismo no Açu.
Na avaliação do DER, a via vai desafogar o tráfego pesado de Campos e São João da Barra. A ligação compreende ainda, além da RJ-238, a RJ-240, que já foi licitada, com cerca de 10 km, e a atualização de duas rodovias de São João da Barra, com aproximadamente 10,5 km. Além disso, será construída uma nova estrada, com 21,3 km, cujo processo está sendo finalizado para a licitação.