Comércio de Campos autorizado a abrir no feriado de Corpus Christi
A informação é do Sindicato do Comércio Varejista
Faltando três dias para o feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (30), o comércio de Campos poderá funcionar com a presença dos colaboradores, conforme prevê a Cláusula 7ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Porém, é necessário que haja um acordo entre empresários e funcionários.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SindiVarejo), Maurício Cabral, explica que é uma tradição católica a não abertura do comércio, assim como também não funcionam as repartições públicas nas esferas municipais, estaduais e federais, que costumam dar ponto facultativo na sexta-feira, proporcionando um feriado prolongado. Mas, ressalta ele, que os outros setores da economia brasileira como as lojas funcionam na sexta-feira (32) e no sábado (1).
Os empresários que optarem por abrir as lojas na quinta-feira de Corpus Christi (30) precisam cumprir algumas regras previstas na CCT, como pagamento de hora extra ou folga, conforme combinado com o colaborador.
Tradição
Corpus Christi, que este ano será celebrado no próximo dia 30, é feriado nacional. As repartições públicas federal, estadual e municipal dão ponto facultativo na sexta-feira. Na Igreja Católica a data é marcada pela confecção e exposição de tapetes coloridos, bem como procissões e o recebimento da hóstia, que representa o corpo de Jesus Cristo.