Combate à dengue em Campos terá apoio do Exército por 30 dias
Militares iniciam o trabalho nesta segunda-feira (8) com as equipes do CCZ
A partir desta segunda-feira (8) e pelos próximos 30 dias, soldados do Exército passarão a atuar no combate à dengue, em Campos. Os militares estarão nas ruas auxiliando as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
“Os soldados do Exército trabalharão ao lado dos agentes em locais com o maior número de casos positivos. Estaremos juntos no combate à dengue nesse momento em que o município enfrenta uma epidemia”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Na última sexta-feira (5), técnicos do CCZ estiveram na 2ª Companhia de Infantaria do Exército, em Campos, para capacitar soldados. A capacitação foi ministrada pelo subcoordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Sílvio Pinheiro, e dividida em duas etapas, com atenção para as partes teóricas e práticas, quando os soldados conheceram procedimentos como biologia e ecologia de Aedes aegypti e Albopctus, captura, reconhecimento de larvas e destruição de focos larvários.
A Prefeitura de Campos procurou o comando do Exército para contar com o apoio da instituição nos trabalhos que acontecerão em cinco áreas, nesse primeiro momento: Tócos, Caxias de Tócos, Campo Limpo, Parque Aurora e Donana. O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, afirmou que as localidades e bairros foram escolhidas por causa do índice de infestação e de casos positivos nesses locais.
O comandante da 2ª Companhia de Infantaria, o capitão Anderson Costa, afirmou que todos ficaram muito felizes com o convite da Prefeitura e que o Exército entende a gravidade do momento. “É importante para a população e também é importante para esses soldados que têm três meses de Cia e já estão colaborando com a sociedade”, explicou o capitão.