Carla Caputi anuncia licitação para estudo da erosão em Atafona e Açu
Em novembro de 2023, a prefeita adiantou que disponibilizaria recursos para a ação
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, anunciou, no domingo (14), que o município deu partida ao processo licitatório com o objetivo de contratar uma empresa especializada que será a responsável por elaborar o edital de um estudo técnico mais atualizado, para o problema de erosão costeira em Atafona e no Açu. Estudos anteriores existentes foram considerados defasados, e, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), foi necessário atualizar as informações e soluções.
“Este é um esforço conjunto. Estamos trabalhando para depois, lado a lado com o Governo do Estado e o Governo Federal, garantir que este novo estudo seja a chave para uma solução duradoura e eficiente para a erosão em Atafona e Açu” disse a prefeita. “Estamos dando um grande passo para resolver um desafio histórico que afeta o município há mais de 60 anos” acrescentou Caputi.
Em novembro do ano passado, a prefeita havia adiantado que a Prefeitura disponibilizaria recursos para a contratação de um estudo definitivo que apontasse uma solução para o problema de erosão na praia de Atafona e Açu.
Existem três estudos que apontam uma solução para minimizar o avanço do mar em Atafona, mas todos estão defasados. Em setembro último, prefeita e um grupo de vereadores estiveram numa audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, agendada pelo deputado federal Murilo Gouvêa, para debater o tema.