Campos escolhida pelo Sebrae para desenvolver projeto piloto de revitalização do comércio
Cidade está entre as três do país contempladas pela instituição
Com o objetivo de desenvolver um trabalho de revitalização do centro histórico para fomentar o comércio varejista em Campos, uma equipe do Sebrae nacional formada pelo analista e coordenador de um projeto piloto, Flávio Petri, e o coordenador regional do órgão, Guilherme Reche, percorreram ruas na área central da cidade, nesta quinta-feira (29). Eles estavam acompanhados de representantes das entidades empresariais do município. Campos foi uma das três cidades brasileiras contempladas pela visita técnica do Sebrae entre os 5.500 municípios brasileiros.
A ideia é, em parceria, desenvolver um projeto que agregue experiência, qualificação e capacitação não só das empresas, mas também no atendimento ao cliente. Reche destacou que a visita é uma etapa do projeto piloto, apresentado pelo Sebrae, na última quarta-feira (28), aos empresários que compareceram à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O coordenador do Sebrae Flavio Petri explicou que o projeto consiste em trabalhar em ciclos e etapas para que se consiga atender as principais dores do empresariado local. “Lógico que para isso a gente precisa sensibilizar não somente os empresários, mas a comunidade como um todo, seja as entidades, o poder público e demais atores que possam nos apoiar nessa iniciativa” disse ele.
O projeto consiste em três etapas: presencial, intervenção com as empresas participantes, e diálogo e de troca de experiências. Com base nisso, segundo o Sebrae, os empresários vão conseguir evoluir o seu processo de gestão e gerar mais retorno e lucratividade nos negócios.
O coordenador do projeto piloto do Sebrae explicou porque Campos está entre as três cidades brasileiras escolhidas. Segundo ele, um dos critérios foi o potencial de crescimento e credibilidade junto à sociedade empresarial e o trabalho articulado pelo coordenador regional da instituição com às entidades e a comunidade.
“Esses foram alguns dos critérios que nos levou a escolher a cidade de Campos como um dos pilotos para que a gente possa executar essa iniciativa que pode e vai se tornar um modelo para a gente replicar para demais municípios e cidades ao redor do Brasil” esclareceu o coordenador nacional.
A iniciativa foi aprovada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SindiVarejo) e da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Maurício Cabral. Ele destacou a importância da visita técnica.
“Apenas três cidades receberam essa visita técnica com o objetivo de fomentar e entender os desafios do comércio do centro de rua da cidade. Então é um momento muito oportuno que nós devemos, enquanto entidades de classe, abraçar esse movimento. Nós temos o compromisso de desenvolver e materializar essa visita técnica e gerar, a partir daí, um grande projeto” frisou o presidente da Acic.