Campos entrega ‘Cartão Goitacá’ a mais 845 famílias nesta terça-feira

Campos entrega ‘Cartão Goitacá’ a mais 845 famílias nesta terça-feira

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, vai realizar mais uma entrega do programa “Cartão Goitacá” a novos beneficiários. O evento vai acontecer na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, a partir das 09h.

Segundo a prefeitura, serão inseridas no programa de transferência de renda mais 845 famílias, que receberão o valor mensal de R$ 200.

O “Cartão Goitacá” é um programa criado em 2022 e tem como objetivo proporcionar auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o município, até o momento, quase 14 mil famílias já foram beneficiadas pelo programa, e a meta é alcançar 20 mil famílias até o final deste ano.

A seleção dos beneficiários é feita por meio de análise socioeconômica realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que utilizam dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Segundo o secretário Rodrigo Carvalho, o programa é uma forma de garantir a segurança alimentar destas famílias. “No início do governo, a gente encontrou pessoas que estavam há meses sem comer carne, por exemplo. Com a ideia de governo do prefeito Wladimir Garotinho, que é cuidar de pessoas, o Cartão Goitacá foi criado para promover a diminuição da desigualdade social e garantir a segurança alimentar dessas pessoas”, disse o secretário.

Ainda segundo a prefeitura, as famílias beneficiárias devem ser referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

São priorizadas famílias numerosas, aquelas que possuem idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento, pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências, mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência, além de jovens que saíram de acolhimentos institucionais.

Fonte: G1. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes.