Campos: Departamento da FMIJ, visa preparar jovens para o primeiro emprego
A Fundação Municipal de Infância e Juventude de Campos (FMIJ) criou o Departamento de Qualificação e Empregabilidade para cadastrar, preparar e encaminhar jovens para o ambiente do trabalho. Na prioridade dos encaminhamentos estão jovens com idade entre 14 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
As oportunidades são geradas para jovens já cadastrados na FMIJ, abrigos do município, Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Escritório Social.
O setor insere dados desses jovens no sistema de banco de dados com informações de cada um, para que a busca seja mais precisa com o surgimento de vagas.
Para o presidente da Fundação, Leon Gomes, o departamento criará oportunidades e incentivos para jovens que se encontram em situação vulnerável. “Temos atualmente uma sala na sede da FMIJ onde está trabalhando a equipe de Qualificação e Empregabilidade, mas já estamos providenciando uma sala na região da Pelinca para facilitar a acessibilidade dos cadastrados e das empresas parceiras. Quero reforçar também que estamos buscando empresas parceiras que visem fomentar o primeiro emprego, além de colaborar no aprendizado e crescimento desses jovens”, apontou.
A Assistente de Planejamento do Departamento, Gabriella Pessanha, explicou como se dá o processo de seleção do perfil e a importância do encaminhamento desses jovens para o primeiro emprego. “O principal objetivo é atender a demanda dos nossos jovens em vulnerabilidade e risco social que estão à procura de uma primeira oportunidade para serem inseridos no Mundo do Trabalho. Todos os dias nos deparamos com jovens que não tem igualdade de condições para concorrer de maneira plena as vagas oferecidas, o que gerou a necessidade de criação do Departamento. O intuito é preparar os cadastrados para a entrevista de emprego e para a vida corporativa, encaminhando-os para as vagas do Programa de Aprendizagem fornecidas pelas empresas parceiras”, informou.
Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Foto: Divulgação/FMIJ.