Câmara de Campos vai implantar sistema eletrônico e reduzir papel
Uma iniciativa de sustentabilidade e redução de consumo de papel será adotada pela Câmara de Vereadores a partir do próximo mês. Segundo site da Câmara, a partir do dia 3 de julho todos os trâmites internos da Casa passarão a ser eletrônicos, evitando desta forma o uso de impressos.
O Zero Papel será uma uma adequação a Lei Federal 14.129, conhecida como Lei do Governo Digital. Em vigor desde 2021, a normativa busca reforçar a transparência e também ampliar o uso das assinaturas eletrônicas.
Na Câmara Municipal, tanto documentos que tratam do processo legislativo como administrativo, terão a tramitação de forma virtual. Os servidores da Casa poderão produzir e acompanhar o andamento dos processos pelo computador e também pelo celular.
Todos os documentos vão contar com assinaturas eletrônicas, o que garante mais segurança. O sistema utilizado vai disponibilizar três níveis de tecnologia, dentre eles um avançado, com duplo QR Code, papel moeda, identificação de assinantes e criptografia.
Além de trazer mais segurança e reduzir o consumo de papel na Casa, o Programa Zero Papel vai permitir maior celeridade na tramitação dos processos.