Alerj convoca Enel e Light para explicar falta de luz no Estado
Falta de energia afeta vários municípios
Os presidentes da Enel é da Light são aguardados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na próxima terça-feira (28). Eles foram convocados pela CPI dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras da Casa para, durante uma Audiência Pública, prestar esclarecimentos sobre a falta de energia em diversas regiões do estado nas últimos semanas.
A convocação foi determinada pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL).
“Considerando a gravidade da situação tanto na capital quanto no interior, com clientes de ambas as concessionárias sem luz, decidimos convocar essa audiência de forma extraordinária para que eles prestem esclarecimentos à população, e a Alerj possa dar uma resposta efetiva à crise energética no Estado do Rio” afirmou Bacellar.
A medida foi anunciada em plenário pelo presidente, e recebeu apoio dos parlamentares na reunião do Colégio de Líderes da Casa. Segundo o presidente da CPI, o deputado Rodrigo Amorim (PTB), vários parlamentares o procuraram preocupados com a crise energética do Estado.
“Nós recebemos ligações de diversos parlamentares ao longo do último fim de semana. A falha no fornecimento de energia prejudica o desenvolvimento econômico do estado e afeta a vida das famílias e dos empreendedores” disse Amorim (PTB).
Desde o temporal que atingiu o estado no último sábado (18), moradores de diversas cidades relataram falta de luz, problema que se prolongou, em alguns casos, por dois ou três dias.
Rocinha, Niterói, São Gonçalo, Angra, Areal, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Saquarema e outros municípios já registram manifestações e bloqueios de vias pelo descaso das concessionárias. Em Macaé, a Enel foi condenada a multa diária de R$ 50 mil enquanto não regularizar a situação.