Turismo em Miguel Pereira ganha locomotiva que operava em SJB 

Turismo em Miguel Pereira ganha locomotiva que operava em SJB 

Máquina era utilizada no Sesc Grussai

 A famosa locomotiva que serviu durante décadas os visitantes do Sesc de Grussaí, em São João da Barra, acaba de ganhar novos trilhos. Na última quarta-feira (25), foi lançado no município de Miguel Pereira, a primeira Maria Fumaça turística a vapor da região. A entrega ocorreu durante as festividades de aniversário do município localizado na região centro-sul do estado.

A locomotiva, resgata uma parte importante da história da cidade de 30 mil habitantes, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional. A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade, André Português, autoridades e empresários do setor de turismo.

Foi realizado um passeio que marcou a primeira viagem oficial da composição. O trem turístico fará inicialmente um trajeto de 9 km, do Centro da cidade ao distrito de Governador Portela. Posteriormente, o percurso irá até a Frontin, em Vera Cruz.A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

Entenda a história da locomotiva

Em março de 2020, a notícia da retirada de duas locomotivas do parque ferroviário do Sesc Grussaí movimentou as redes sociais. Muitos sanjoanenses se perguntavam sobre o destino das máquinas e seus vagões, já que o passeio pelos 8 quilômetros de trilhos era um dos atrativos turísticos que movimentava a economia de São João da Barra. Na época, o Sesc Minas, antiga administradora do complexo hoteleiro, havia confirmado a doação mediante uma solicitação da Federação do Comércio do Rio de Janeiro à Prefeitura de Miguel Pereira com deliberação do Conselho Regional do Sesc em Minas. O intuito da doação era apoiar as ações de fomento ao turismo no município e que a locomotiva doada não estava em operação, apesar de estar em plenas condições de funcionamento.

Em maio do mesmo ano, devido a crise sanitária, o Sesc Grussaí fechou as portas demitindo cerca de 300 funcionários. 95% eram munícipes de São João da Barra. A então prefeita de São João da Barra Carla Machado buscou esforços que garantisse o pleno funcionamento do município.