Troca de experiências e genética de ponta marcam a pecuária na ExpoBarra
Concurso leiteiro abre espaço para aprendizado e reforça o foco em produtividade
O espaço da Secretaria de Agricultura de São João da Barra, na ExpoBarra 2024, veio com um conceito diferente em relação à edição anterior em relação à pecuária. O destaque deste ano é a troca de experiências entre criadores, incentivada pela abertura do concurso leiteiro para bovinos de outros municípios e estados, como Espírito Santo. Até então, a participação era restrita aos animais do próprio município.
“Este ano temos animais da região e de fora do estado. Isso promove uma troca rica de conhecimento entre os criadores, que podem aprender novas práticas e enxergar possibilidades de melhorias. Nosso papel é fomentar esse aprendizado e estimular os investimentos em plantéis de maior valor genético”, destaca o secretário de Agricultura, Wagner Barros.
Nesta edição, o concurso leiteiro conta com 43 animais divididos nas categorias “25 kg de leite”, “50 kg de leite” e “livre” vaca e novilha, além de 84 bovinos de argola trazidos por 13 expositores. O foco está na produtividade e no compartilhamento de práticas entre os participantes.
Um exemplo de eficiência é o criador Jamilton Azevedo Junior, que mantém, em apenas dois hectares, um plantel de vacas Girolando que chegam a produzir 40 kg de leite por dia. Com manejo e alimentação adequados, ele demonstra que é possível alcançar alta produtividade mesmo em áreas pequenas.
“Ficamos satisfeitos com a postura dos criadores, que estão cada vez mais abertos a inovações. Estamos prontos para apoiá-los, oferecendo assessoramento técnico e orientação em aquisições estratégicas. Esse esforço conjunto beneficia o produtor, o município e o consumidor, que tem acesso a produtos de alta qualidade”, conclui o secretário.