Trechos de acesso a Ponte da Integração homenageiam Dodozinho e Pedro Cherene

Via sobre o Rio Paraíba do Sul liga as cidades de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana
Os trechos das rodovias estaduais RJ-194 e RJ-196 que dão acesso à Ponte da Integração, no Norte Fluminense, têm agora novas denominações: Rodovia Dodozinho Mendonça e Rodovia Pedro Jorge Cherene, respectivamente. As alterações foram realizadas por meio das Leis 10.680/25 e 10.681/25, sancionadas pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (12). As leis foram propostas pelos deputados Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e Carla Machado (PT).
O trecho da RJ-194 agora denominado Rodovia Dodozinho Mendonça liga o município de Campos dos Goytacazes, pela localidade de Guarus, ao município de São Francisco de Itabapoana, no acesso à Ponte da Integração. Dodozinho foi prefeito de São João da Barra – uma das cidades ligadas pela Ponte da Integração – de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992, além de vice-prefeito de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012.
“Ele governou com espírito público, respeito à sociedade, às suas aspirações e às suas carências, como se exige de um gestor fiel aos seus ideais democráticos. Honrou o município com seu carisma, amizade e lealdade”, destacaram os autores da lei.
Já o trecho da rodovia RJ-196 agora denominado Rodovia Pedro Jorge Cherene conecta São Francisco de Itabapoana, pela localidade de Gargaú, a Campos dos Goytacazes, no acesso à Ponte de Integração. Cherene foi prefeito de São Francisco de Itabapoana, de 2001 a 2004.
“Ele teve reconhecida atuação, tanto na sua vida pessoal quanto profissional, e pelas obras realizadas quando esteve à frente do Poder Executivo, realizando grandes conquistas para a população”, ressaltaram Bacellar e Machado.
A Ponte da Integração foi inaugurada em fevereiro após mais de 40 anos de espera, interligando os municípios de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Com 1.344 metros de comprimento por 16,2 metros de largura, a estrutura reduz em 80 quilômetros a distância entre essas cidades.