Transporte universitário e da EJA iniciado pela Prefeitura de Campos
Programa começou a atender cerca de 230 universitários de Farol, Santo Amaro, Baixa Grande, Mussurepe, Saturnino de Brito, São Sebastião, Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Coco e Conselheiro Josino
Acadêmicos das universidades e faculdades públicas e particulares de Campos e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, que moram no interior da cidade, passaram a contar com o Programa Municipal de Transporte Universitário, ofertado pela Prefeitura de Campos. Os ônibus começaram a circulação na segunda-feira (30).
Aproximadamente, 230 universitários de Farol de São Tomé, Santo Amaro, Baixa Grande, Mussurepe, Saturnino de Brito, São Sebastião, Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Coco e Conselheiro Josino, nos turnos da manhã e noite, estão sendo beneficiados. Outros 250 alunos da EJA já são atendididos desde o mês passado, beneficiando moradores de 60 localidades mais distantes do Centro da cidade, como Ribeiro do Amaro, Guandu, Nova Canaã, Farol de São Tomé, Dores de Macabu, entre outras.
Morador de Farol, Julio Cesar Tuller tem 20 anos e cursa Licenciatura em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Ele usou o serviço hoje de manhã e acredita que vai economizar cerca de R$ 350 reais/mês com o apoio da Seduct.
“Não cheguei a suspender minha faculdade, mas conheço pessoas que sim. Esse é um serviço muito necessário. Os ônibus são confortáveis e os motoristas pontuais. Vai ajudar muito não só na minha vida acadêmica, como na vida dos demais estudantes”, declarou.
“Quando soube da notícia que voltaria hoje fiquei muito feliz. Fazendo uma conta rápida, acredito que vou economizar cerca de R$ 600,00 reais. Queria muito agradecer a vocês por terem retornado esse programa para nos ajudar. No meu caso, me ajudou e muito, eu vendo lingerie para ajudar a pagar o transporte”, comentou.
Programa – O Programa Municipal de Transporte Universitário é voltado aos estudantes de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até suas respectivas instituições de ensino. A medida é uma das ações previstas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Seduct.
O prazo para o cadastramento de alunos interessados terminou no dia 28 de setembro. Já o cadastramento da EJA foi feito diretamente nas unidades escolares, com apoio dos gestores. Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, o contrato prevê dois grupos: um com 10 rotas para os estudantes universitários e outro com 10 rotas para os alunos da EJA.