SJB tem saldo positivo de empregos formais no 1º semestre de 2025

SJB tem saldo positivo de empregos formais no 1º semestre de 2025

Dados do Caged são apontados como reflexo das políticas públicas do município para acesso ao mercado de trabalho

São João da Barra fechou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de empregos formais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o município contabilizou, de janeiro a junho, 2.993 admissões contra 2.584 desligamentos, o que resultou no saldo positivo de 409 empregos. O quantitativo elevou o total de vínculos formais em SJB a 14.141 trabalhadores registrados.

O resultado é comemorado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e da Superintendência de Trabalho e Renda, que, desde 2024, mantém um painel digital próprio de monitoramento. A iniciativa se mostrou alinhada à política nacional do Ministério do Trabalho e Emprego, que lançou, no último dia 2, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a sua própria Plataforma Integrada de Monitoramento do Mercado de Trabalho no Brasil, chamada Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Rosa avalia que o saldo positivo do primeiro semestre é reflexo de diversas medidas estratégicas implementadas, inclusive com o emprego de tecnologia e levantamento de dados que ajudam a planejar com inteligência as ações da pasta.

“As informações oriundas do ‘novo Caged’ reforçam o protagonismo do município na condução de políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação e inclusão produtiva”, comentou o secretário, ressaltando que o resultado reforça o compromisso da prefeita Carla Caputi em “cuidar de pessoas e preparar o sanjoanense para ser protagonista do desenvolvimento local”.

Além da criação e execução do Painel Digital de Empregabilidade local, que permite o acesso em tempo real aos principais indicadores do mercado de trabalho formal no município, outros avanços são apontados pelo secretário. Entre eles, a expansão do Balcão de Oportunidades, com mais vagas captadas em diferentes setores; parcerias com empresas do complexo portuário, indústria e comércio local; incentivo à formalização, com apoio a MEIs e cooperativas; além do alinhamento com programas federais, como o Emprego Azul.

A oferta constante de cursos gratuitos com certificado, em áreas como NR’s, operações portuárias e manutenção e atendimento ao cliente também se destaca. Já são mais de 300 pessoas certificadas em nove cursos, com a meta de qualificar um número ainda maior de sanjoanenses. Para o segundo semestre, a Prefeitura já tem previstos novos cursos, eventos de empregabilidade e ações voltadas ao empreendedorismo local.

“A nossa Superintendência de Trabalho e Renda é responsável por coordenar ações de qualificação, cadastro de candidatos e apoio às empresas contratantes. E constata, cada vez mais, que o município está reduzindo a informalidade ao promover a capacitação profissional com foco na demanda real do mercado”, destacou o secretário.
Outro diferencial da política pública local, conforme ressaltou Alexandre Rosa, tem sido o foco na inclusão de diferentes públicos, como jovens em busca do primeiro emprego; mulheres negras e pardas; pessoas com deficiência; e moradores de áreas com menor acesso à qualificação.

Informações sobre alguns serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico podem ser acessadas pelo site oficial do município (aqui), na sede do órgão, que fica na Avenida Rotary, 783, no Centro, ou ainda por meio do telefone (22) 2741-8449 – ramais: 327 e 328 e pelo e-mail trabalhoerenda@sjb.rj.gov.br.