SJB alerta população sobre surgimento de novos casos de covid-19
Em janeiro e fevereiro já são 54 testes positivos
A Secretaria de Saúde de São João da Barra fez um alerta, nesta quarta-feira (28), a população, sobre o surgimento de novos casos de Covid-19. A orientação é, em caso de sintomas fortes – tosse, dor de garganta, coriza, febre persistentes, falta de ar e desconforto respiratório –, procurar atendimento médico em uma unidade de saúde. Os testes para detectar a doença podem ser feitos no Centro Municipal de Práticas Integrativas, que funciona no Espaço Amadeu Chácar Filho, na Rua dos Passos, S/N, das 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Nos meses de janeiro e fevereiro, até a sexta-feira (23), foram contabilizados 54 casos positivos e o município registra uma internação relacionada à doença. A Secretaria de Saúde ressalta também sobre a importância dos cuidados básicos de prevenção, como lavagem de mãos e uso de álcool gel; ao apresentar sintomas respiratórios, evitar contato direto com outras pessoas e usar máscara de proteção facial.
Vacinação – São João da Barra segue a estratégia de vacinação contra a Covid-19 proposta pelo Ministério da Saúde a partir de 2024, que inclui a vacina no calendário básico de imunização de crianças entre 6 meses e 4 anos. A partir de cinco anos são disponibilizadas as duas doses que compõem o esquema primário de imunização e a recomendação é que todos, a partir de cinco anos, tenham no mínimo o esquema primário, que é composto por duas doses da vacina contra Covid.
Acima de cinco anos tem direito a reforço quem está incluído em algum grupo prioritário. Os reforços são semestral ou anual, dependendo do grupo ao qual se encaixe, e são eles: Semestral para pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas; anual para trabalhadores de saúde, comorbidades, deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Comorbidades: Hipertensão resistente, grau 3, grau 2 ou 1 com lesão em órgão alvo, diabetes, insuficiência cardíaca, cardiopatia, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvulopatia, miocardiopatia, pericardiopatia, doença da aorta dos grandes vasos, fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas em adultos, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias, disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida (índice de massa corporal maior ou igual a 40), síndrome de down e outras trissomias, hepatopatia crônica.