Secretaria de Cultura dialoga com fazedores culturais
Mapeamento e debate continuam em todos os distritos de São João da Barra
A Secretaria Municipal de Cultura de São João da Barra promoveu na noite de quinta-feira, 5, no Cine Teatro São João, sua primeira ação pública envolvendo agentes culturais e fazedores de cultura do município.
A gestão já vinha dialogando internamente com o Conselho Municipal de Cultura e com os diretores dos prédios históricos e o cadastramento do segmento vem sendo realizado pelo link, ou presencialmente no Centro Cultural Narcisa Amália durante a semana.
A primeira reunião ocorreu na Sede do município e faz parte de uma série de encontros que a pasta vai realizar em todos os distritos para ouvir as demandas e organizar um mapeamento como forma de criar uma rede cultural, o que fortalece um planejamento das políticas culturais.
Durante o encontro os principais pontos debatidos foram a necessidade urgente de descentralização das ações culturais, a criação do Fundo Municipal de Cultura, a aproximação com instituições privadas e a viabilização de leis de incentivo, além de apoio jurídico e institucional aos fazedores de cultura e entidades do setor.
Para Gil Miranda, secretário da pasta, tanto o cadastramento dos agentes culturais e fazedores de cultura quanto a abertura para ouvir as pessoas envolvidas com a cultura são fundamentais para nortear as futuras ações da gestão. “Antes de ser secretário estou há 30 anos como fazedor de cultura.
A gente já conhece grande parte da demanda porque sempre foi nossa luta também, mas este momento de diálogo traz uma proximidade maior e a certeza de que iremos buscar o melhor”, analisa.