Quaquá dá tapa no rosto deputado de oposição ao governo Lula
Parlamentar da bancada do Rio também chamou colega de “viadinho”
Vice-presideputado nacional do PT, o deputado federal Washington Quaquá (RJ) deu um tapa no também deputado Messias Donato (Republicanos-ES) durante a sessão de promulgação da reforma tributária, no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20). A cerimônia, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do governo, foi marcada por embates entre parlamentares governistas e da oposição.
O vídeo mostrando a agressão que circula nas redes sociais, foi feito pela
deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP). Ela filmava a chegada do presidente Lula enquanto os parlamentares da oposição gritavam palavras de ordem contra o petista.
A confusão começou quando parlamentares da oposição protestaram contra a presença do presidente no evento. Em meio a uma breve discussão, Quaquá anunciou que acionaria o Conselho de Ética contra os opositores do governo que entoavam o canto “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. Em resposta, Donato pediu que Quaquá se afastasse, momento em que foi atingido por um tapa no rosto.
Antes da agressão física, Quaquá proferiu uma ofensa homofóbica, aparentemente dirigida ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), referindo-se ao parlamentar como “viadinho”. Ferreira estava ao lado de Donato quando este foi agredido por Quaquá. Em suas redes sociais, Ferreira criticou a atitude de Quaquá e pediu sua cassação.
A confusão gerou grande repercussão e levantou debates sobre a conduta dos parlamentares. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deverá analisar o caso e decidir sobre possíveis sanções a Quaquá.