Programa de capacitação oferecerá 16 cursos gratuitos em Campos, SFI, São Fidélis e Macaé

Programa de capacitação oferecerá 16 cursos gratuitos em Campos, SFI, São Fidélis e Macaé

Objetivo do Governo do Estado é formar 2 mil alunos em um ano e ampliar oportunidades de emprego e impulsionar a economia do mar no Rio de Janeiro

O Governo do Estado lançou na última sexta-feira (14), o programa Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades, para capacitação e certificação de profissionais no segmento de Economia do Mar. Por meio de parcerias com municípios e empresas do setor privado, realizadas pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, serão oferecidos pelo menos 16 cursos gratuitos de especialização em diversas áreas. Já foram assinados Memorandos de Entendimentos com as prefeituras de São Francisco de Itabapoana, Campos, Macaé, São Fidélis, São Gonçalo e Angra dos Reis, o Instituto Nacional de Aprimoramento Aquaviário (INAA) e com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco). Futuras parcerias com a Marinha do Brasil, Firjan/Senai e a KarpowerShipBrasil (KPS), estão em andamento.

O objetivo do novo programa é formar cerca de 2 mil alunos em um ano, por meio de convênios com prefeituras, empresas e instituições. Entre os cursos estão Segurança em Montagem de Andaime, Caldeireiro, Arrais Amador, Mestre Amador, Movimentação de Carga, Taifeiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Pintura Industrial e Corrosão, Soldador, Mecânico de Motor a Diesel, Eletricista de Embarcação, Segurança de Plataforma, Combate a Incêndio e Operador de Guindaste, entre outros. A capacitação incluirá treinamento prático e certificação, preparando trabalhadores para um mercado cada vez mais competitivo.

“Essa iniciativa reforça o papel do Rio de Janeiro como referência nacional na economia marítima. Ao investir na qualificação profissional, estamos ampliando não apenas as chances de empregabilidade de nossos trabalhadores, mas também impulsionando a revitalização e o crescimento da indústria naval, offshore e de logística portuária. A parceria com municípios e empresas privadas garante que a capacitação esteja alinhada às necessidades reais do mercado, aumentando a competitividade dos profissionais e promovendo um ciclo sustentável de desenvolvimento e inovação” declarou o governador Cláudio Castro.

“A economia do mar é uma das principais fontes de receita do estado e um motor de inovação tecnológica, promovendo a modernização da infraestrutura portuária, o fortalecimento da indústria naval e o crescimento do setor de transporte e logística marítima. Além disso, o turismo costeiro e as atividades pesqueiras desempenham um papel essencial na dinamização da economia, ampliando oportunidades para trabalhadores em diversas áreas. Com o programa Empregos Azuis, queremos capacitar o cidadão fluminense, para que as nossas empresas não precisem captar mão de obra especializada em outros estados” afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Com 635 km de litoral, o estado do Rio de Janeiro tem a terceira maior costa do país e é o maior produtor nacional de petróleo e gás. Esse vasto potencial impulsiona o desenvolvimento econômico fluminense, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, fomentando polos industriais, centros de pesquisa e cadeias de suprimentos essenciais.