Produzido por estudantes da Licenciatura em Teatro do IFF, filme “Lázaro” é premiado

Produzido por estudantes da Licenciatura em Teatro do IFF, filme “Lázaro” é premiado

O curta-metragem ficou em 3º lugar no Festival Prêmio Curta Criativo, evento realizado pela Firjan e o Sesi

O filme “Lázaro”, produzido por estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, ganhou o 3º lugar, na categoria “universitários”. A premiação foi no Festival Curta Criativo promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

A premiação ocorreu no dia 27 de novembro no Teatro Firjan | Sesi, que fica no centro da cidade do Rio de Janeiro. O evento selecionou 20 curtas-metragens divididos em duas categorias: estudantes do ensino médio/técnico e universitários.
Quem assina o roteiro e a direção de “Lázaro” é o estudante da Licenciatura em Teatro do IFF Campos Centro Marco Pinheiro que relatou a emoção de ter o filme premiado produzido por estudantes negros do interior do Estado.

“Ficamos extremamente honrados em estarmos apresentando um filme estrelado por artistas pretos, interioranos, e com um nível de excelência profissional de ponta. Tivemos no projeto também a presença do professor Marcelo Rauta, responsável pela composição da trilha sonora. Nossa equipe foi composta, em sua maioria, pelos alunos da Licenciatura em Teatro e realizamos um feito notório para a classe artística-estudantil do interior do estado”, avalia.

O filme narra a trajetória do personagem Lázaro, um jovem negro e artista, interpretado pelo estudante Peterson Feroli, que recebe a visita da Morte, cuja interpretação é da aluna Mahelle Pereira.
O diálogo entre os dois personagens mescla a tensão de viver ou morrer com certa dose de comicidade, uma vez que a negociação se dá por meio de uma disputa entre charadas.

Pinheiro diz que o título do filme faz referência a uma passagem bíblica sobre a Ressurreição de Lázaro. “A inspiração nasceu justamente a partir desses questionamentos: como deve ser morrer?; e é possível driblar a morte ou vencê-la?” Essas perguntas foram a base para começar a pesquisar e escrever os diálogos. Mas, de fato, o foco acaba indo mesmo para Lázaro e na maneira incomum que ele reage diante do perigo”, comenta.

O curta-metragem “Fortunas”, da Universidade Federal Fluminense (UFF), venceu o festival e “É fundamental te ter por perto”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ficou em 2º lugar na categoria “universitários”.

Ficha técnica:

Roteiro e Direção: Marco Pinheiro
Produção Executiva: Peterson Feroli e Marco Pinheiro
Diretora de Produção: Anna Luiza Bonati
Direção de Fotografia: Victor Van Ralse
Direção de Arte: Nathalia Alves
Assistente de Produção: Matheus Portella
Assistente de Arte: Mahelle Pereira
Som Direto: Jhonattan Reis
Trilha Sonora Original: Marcelo Rauta
Montagem e Edição de Som: Victor Van Ralse

Elenco:

Lázaro: Peterson Feroli
Morte: Mahelle Pereira