Prefeitura proíbe tráfego de caminhões com mais de quatro eixos por vias de Campos

Prefeitura proíbe tráfego de caminhões com mais de quatro eixos por vias de Campos

IMTT já está instalando a sinalização e a GCM é a responsável por fiscalizar

A Prefeitura de Campos publicou, em suplemento do Diário Oficial desta sexta-feira (30), a Portaria 55/2024 que determina a proibição do tráfego de caminhões com mais de quatro eixos nas vias sob administração do município. A medida foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP) no início desta semana, visando a redução dos impactos que estes veículos provocavam nas ruas e avenidas após a interdição por nove meses da RJ-238, a Estrada dos Ceramistas. A medida passa a vigorar a partir do próximo domingo (1º). O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já iniciou a implantação das placas de sinalização em nove pontos estratégicos e a Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela fiscalização.

“A edição da portaria é justificada pelo excessivo número de veículos que estavam transitando nas vias municipais em função da interdição da Estrada dos Ceramistas (RJ-238) desde outubro do ano passado. Este trânsito refletia negativamente na rotina dos cidadãos campistas, prejudicando não só o trânsito, bem como os moradores destas ruas que não são adequadas para recebimento deste tráfego. Portanto, a Prefeitura, então, julgou prudente mais uma vez editar esta portaria. Toda esta situação foi agravada com o triste acidente que tirou a vida de uma ciclista e causou comoção a todos”, disse o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur

De acordo com a portaria, os veículos que se destinam aos estabelecimentos dentro do município estão desobrigados a atender a esta portaria. “Por exemplo, caminhões para abastecer estabelecimentos comerciais dentro do município, como postos de combustíveis, estes estão desobrigados. Já aqueles que utilizam a cidade como meio de passagem deverão fazer as solicitações com antecedência mínima de 96 horas para análise do setor técnico do IMTT”, informou Sergio Mansur.

Com a reabertura da Estrada dos Ceramistas, ficou definido que os caminhões que transitam em função da movimentação de carga para o Porto do Açu deverão seguir o itinerário da BR-356, sentido a BR-101, pela Avenida Presidente Kennedy; seguirão até o trevo de Donana, na RJ-216; onde irão acessar a Estrada dos Ceramistas para chegar até a BR-101. O mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário, quando da chegada ao município pela BR-101, sentido a BR-356.

Fiscalização da Guarda – A partir das 23h de domingo (1º), equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão atuando nos principais pontos. São eles: BR 101 com Avenida Arthur Bernardes; BR 101 com Avenida Nilo Peçanha; BR 101 com o Posto do Contorno; Rua Rocha Leão com a Rua São Bartolomeu; Ponte Saturnino de Brito (Ponte da Lapa), pelo lado do Centro; e Avenida Alberto Lamego, próximo ao Cepop.