Prefeito de Campos anuncia R$ 12 milhões para reativar antigo Ceasa
Recursos virão da bancada fluminense na Câmara dos Deputados
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), anunciou de Brasília, nesta quarta-feira (22), ter conseguido através de emendas parlamentares, R$ 12 milhões que serão destinados a construção do novo Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar do município. O antigo Ceasa, segundo o Governo, já constava do plano como ferramenta para o desenvolvimento da agricultura na cidade e transformação do município em um entreposto de distribuição e comercialização de alimentos. A reabertura do Ceasa também era defendida pelo vereador Nildo Cardoso.
De acordo com o prefeito, o município quase perdeu o recurso para reativação do Ceasa. Wladimir, que cumpre agenda em Brasília, disse ter participado da reunião da bancada fluminense na Câmara dos Deputados. “Nossa luta aqui era pelo Ceasa Municipal. Mesmo com 10 assinaturas, quase que o nosso projeto ficou de fora, porque são muitos interesses envolvidos, muitas propostas apresentadas. Foi providencial a gente acompanhar a reunião e conseguir essa importante realização” disse o prefeito.
Segundo a Prefeitura, o Centro de Abastecimento em Campos vai atender todo o Norte e Noroeste Fluminense, beneficiando mais de 50 mil produtores rurais das duas regiões. O projeto prevê a reestruturação, para concessão pública, do antigo Ceasa, uma estrutura existente em Guarus, que foi municipalizada, mas está desativada desde 1994.
Com uma área ociosa de cerca de 260 mil metros quadrados, hoje o complexo se destaca pelo potencial logístico ao ser atendido por duas rodovias federais, as BR-101 e BR-356 e estar a apenas dois quilômetros do aeroporto. O projeto ainda demonstra que, em funcionamento, em médio e longo prazo, a Nova Central de Abastecimento promoverá conexões importantes do agronegócio brasileiro, inclusive como porto seco para atuar como parte do corredor logístico para exportações de alimentos brasileiros pelo Porto do Açu, a 40 quilômetros do complexo.
Em parceria com a iniciativa privada, a proposta é fazer um mercado atacadista de quarta geração. “Com um design moderno e tecnológico, o Novo Ceasa vai revolucionar o mercado de abastecimento e trazer mais eficiência e sustentabilidade para o setor. Campos hoje tem uma política pública de fortalecimento da agricultura e o Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar vai otimizar a logística de transporte, promover a redução do desperdício de alimentos e valorizar os produtores de nossa cidade e região”, disse Wladimir em uma das reuniões com sua equipe sobre o projeto.