Ponte da Integração somente em 2025
Até outubro a via estará pronta, mas liberada somente em janeiro do próximo ano
Mais uma vez a Ponte da Integração sobre o Rio Paraíba do Sul ligando os municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana, teve a entrega adiada. Se antes seria em setembro deste ano, agora ficou para 2025. A confirmação foi feita pelo próprio governador do Rio, Cláudio Castro (PL), nesta sexta-feira (5), durante vistoria à obra.
“Hoje essa ponte liga uma RJ a nada. Não adiantava acelerar a obra da ponte se nós não tínhamos liberadas para começar as obras das RJ. Até outubro a gente realmente encerra a ponte, até janeiro, as alças e aí mais um ano para as RJ estarem completamente prontas”, afirmou o governador.
Ou seja, a Ponte da Integração realmente ficará pronta ainda em 2024, mas a previsão de liberação da via deverá ocorrer em janeiro do próximo ano. Durante a vistoria, Castro lançou as obras da RJ-194 e RJ-196, que vão ligar Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana à Ponte da Integração.
A deputada estadual Carla Machado (PT), que luta pela conclusão dessa ponte antes de ter sido prefeita por quatro mandatos em São João da Barra, reforçou a importância da conclusão dessa via de integração, principalmente para o desenvolvimento econômico da região para além do Porto do Açu.
“Mais um passo foi dado no sentido de concluir essa obra tão almejada há mais de 40 anos por todos nós, não só sanjoanenses, mas campistas, nosso povo também de São Francisco, e todos aqueles que empreendem aqui na região. Nós temos o maior complexo portuário e industrial privado da América Latina. Temos as nossas usinas de cana e a questão turística também, que liga aqui o litoral fluminense ao capixaba. Vai dinamizar vários setores. Por isso, São João da Barra, hoje, é a porta de entrada do desenvolvimento, gerando emprego, gerando renda” ressaltou Carla Machado, que lembrou também o empenho da prefeita Carla Caputi nos pedidos para a conclusão da ponte. “A prefeita não pôde estar aqui presente porque teve o seu filhinho Kaleb, essa semana, mas também está muito satisfeita e está aqui de coração”, completou a deputada.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), também falou da luta antiga dos políticos da região para a conclusão da ponte lembrando, inclusive do saudoso deputado João Peixoto, que dá nome a ponte.
“Temos o prazer de estar aqui na Ponte da Integração, mostrando de verdade o que é integração. Eu quero dizer aqui publicamente que essa obra aqui não tem pai. Essa obra aqui não é somente do governador Cláudio Castro, mas sim da população de Campos, de São João da Barra e de São Francisco de Itabapoana, porque aqui quem ganha é o povo. Não existe um super-herói que fez isso aqui sozinho, é um trabalho de equipe e uma cobrança insistente de cada deputado aqui da região, cada vereador, um esforço conjunto das secretarias e do Departamento de Estradas de Rodagem” disse Bacellar, salientando todo o apoio dado pelo governador.
Agenda no Norte Fluminense
Em Macaé, Castro vistoriou a Ponte Ivan Mundim. Em Quissamã, o governador anuncia o início da urbanização do Sítio Quissamã. No município de Campos, a ampliação do programa Segurança Presente, o lançamento da pedra fundamental para a construção de uma nova unidade do Corpo de Bombeiros e a vistoria nas obras da Universidade da Baixada Campista.