Polícia faz operação em Itaperuna contra golpistas que se passavam por técnico da Seleção Brasileira
Quadrilha também se passava por ex- jogadores
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (12), em Itaperuna, Noroeste Fluminense, a Operação Mascarado que investiga uma quadrilha especializada em estelionato. O grupo é acusado de se passar pelo técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, e por ex-atletas em um aplicativo de mensagens para aplicar golpes em jogadores de futebol.
Segundo a polícia, os criminosos utilizavam tecnologia de manipulação de áudio para imitar a voz de figuras conhecidas do meio esportivo. As abordagens incluíam pedidos de dinheiro para supostos projetos sociais e auxílio às vítimas das enchentes no Sul do país.
A operação cumpre três mandados de busca e apreensão em sete endereços na região. Segundo as investigações, a quadrilha atua desde 2022 e já utilizou a imagem do ex-jogador Elias Mendes Trindade para enganar vítimas.
Em um dos casos apurados, os golpistas criaram um perfil falso no WhatsApp com a foto de Elias, que jogou no Corinthians e no Flamengo, e pediram doações a jogadores, ex-jogadores e técnicos sob a justificativa de ajudar no tratamento de uma criança com doença rara.