Polícia apreende carros, jóias, celulares e computadores, em Campos

Polícia apreende carros, jóias, celulares e computadores, em Campos

Quadrilha também aplicava golpes na compra e venda de ingressos para shows e eventos na na região

Durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4), a delegada da 134º DP Campos, Carla Tavares, apresentou um balanço da “Operação Ostentação/Luxo sob suspeita”. Segundo ela, os agentes apreenderam quatro veículos, jóias, celulares e computadores, material que será encaminhado à perícia. A polícia cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Campos, 13 foram de pessoas físicas e um de pessoa jurídica, uma empresa de reciclagem. Os endereços investigados são de familiares e amigos da organização criminosa.

De acordo com a delegada, os investigados tinham o hábito de ostentar nas redes sociais jóias e veículos de luxo de origem não identificada, que podem ser de leilões. Segundo a polícia, serão realizadas investigações para atestar a legitimidade das peças dos veículos e averiguar os documentos, que não foram apresentados.

Um dos modus operandi da quadrilha era a compra para revenda de lotes ingressos de produtoras de shows e eventos na região. Só que após revender o ingresso, os criminosos solicitavam o estorno do valor inicial do ingresso, causando prejuízo para a organização do evento e as pessoas que já tinham feito o pagamento. A delegada orientou a quem foi vítima de golpes da quadrilha a irem à delegacia.

Um dos mandados foi cumprido em uma empresa de reciclagem em Guarus, que pode ser de fachada.
Os alvos da operação têm endereços nos bairros São Caetano, Parque São Benedito, Jardim Carioca, Parque Vicente Dias, Parque Presidente Vargas, Parque Alvorada e Parque Santa Helena.

Entenda o caso

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil, por meio da 134ª DP -Campos -, cumpriram, nesta quarta-feira (4), mandados de busca e apreensão contra 14 investigados por integrarem esquema de clonagem de carros e receptação de peças automotivas para utilização em veículos adquiridos em leilão. A pedido do MP, os mandados foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, local da operação.

Um dos investigados é proprietário de um veículo BMW avaliado em R$ 225 mil, registrado em nome de uma empresa da qual é sócio. A maioria dos investigados possui antecedentes criminais por estelionato. De acordo com o requerimento do GAECO/MPRJ, a investigação também apura a atuação do grupo em crimes de estelionato, praticados por meio de golpes virtuais.