Paraesportes/Enel campeão da Copa Brasil de Futebol

Paraesportes/Enel campeão da Copa Brasil de Futebol

Competição foi realizada pelas Olimpíadas Especiais Brasil – CBF – CONMEBOL 

A equipe de futebol do Paraesporte/Enel conquistou no domingo (2) o título de campeão da Copa Brasil. Os jogos aconteceram na Vila Olímpica de São João de Mereti, na Baixada Fluminense, reunindo times da Apae de Catanduva (SP), Apae de Itaquacetuba (SP) e Apabb de São João de Meriti. O evento contou ainda com a presença  da representante  da diretoria da Special Olympics International, Emanuel Dutra.

A final foi entre o time do Paraesporte/Enel e a Apae  de Catanduva, e o time de Campos ganhou por 2 X 0.  O atleta campista Samuel de Campos Ferreira Moura foi o artilheiro da competição com cinco gols. Já o melhor goleiro ficou também com outro atleta do Paraesporte/Enel, Sérgio Alexsander da Silva Galvão.

A diretora executiva das Olimpíadas Especiais Brasil, Ana Paula Soares Mendonça falou da importância da realização de eventos como este. “Conseguimos fortalecer o futebol, principalmente com os atletas com deficiência intelectual que vem jogar com atletas sem deficiência. Esse é o grande espírito do esporte unificado que é liderado pela Olimpíadas Especiais”, comentou.

O coordenador do Paraesporte/Enel Campos, o professor Alber Gomes,  destaca a importância da competição no processo de inclusão, utilizando o esporte como ferramenta principal. “Mais que a conquista de uma taça, medalha ou posição, o verdadeiro vencedor desta competição foi a sociedade, que compreendeu e abraçou a ideia de um mundo mais inclusivo e aberto às diferenças. Os participantes não só superaram a si mesmos, mas também ensinaram lições que vão além do jogo, mostrando que não existem barreiras quando tratamos uns aos outros com respeito, em nome de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou o professor.

Ex- atleta da Seleção Brasileira de Natação, um dos embaixadores das Olimpíadas Especiais Brasil e fundador do Paraesporte/Enel, Raphael Thuin é o fundador do projeto Paraesporte, criado há 13 anos com o objetivo de promover a inclusão, por meio do esporte das pessoas com deficiência.  Atualmente, foi eleito o melhor projeto sócio-esportivo do país  voltado para pessoas com deficiência.