Pagamento do pedágio na ponte Rio-Niterói com cartão apenas por aproximação
Medida vai diminuir o tempo de espera em até 77%
O pagamento do pedágio da Ponte Rio-Niterói vai passar a funcionar de forma diferente. A partir do dia 19 de maio, o pagamento via cartão de crédito e débito será feito apenas por aproximação. A informação foi confirmada no domingo (5) pela concessionária que administra a via, a Ecoponte.
O objetivo da medida é diminuir o tempo de espera na fila de veículos que costuma se formar próximo à guarita de cobrança de pedágio. Segundo a Ecoponte, a mudança deve diminuir em até 77% o tempo para pagar a tarifa.
“Estamos sempre empenhados em encontrar maneiras de tornar a jornada dos motoristas na Ponte Rio-Niterói mais rápida e prática. Após muito estudo, percebemos que a alternativa promoverá melhorias significativas no processo. E, ao otimizar essa variável, esperamos ver uma redução gradual no tempo de espera nas filas de pedágio”, diz Jean Morais Rodrigues, gerente de engenharia e atendimento ao usuário da Ecoponte.
Uma pesquisa da concessionária aponta que a média de tempo para pagamentos em cartão por inserção é de 26 segundos, já por aproximação gira em torno de seis segundos. Não há previsão de alterações para quem pagar por TAG ou por dinheiro. A taxa é cobrada apenas para condutores que atravessam a Ponte no sentido Niterói.
Dados de 2023 revelam que o uso de cartão já representa 38% do fluxo manual, ficando atrás apenas do pagamento em espécie. Vale ressaltar que esses números não incluem o pagamento automático, modalidade que atualmente é a mais utilizada pelos motoristas.
Outras formas de pagamento nos pedágios permanecerão disponíveis, com TAG; dinheiro; cupom; Visa Vale e cheque, oferecendo aos usuários uma variedade de opções para efetuar a transação.