Novo alerta de chuva mantém região em atenção; Itaperuna segue mobilizada
Há dois dias o município registrou cerca de 76 milímetros de chuva em apenas uma hora, provocando alagamentos, danos em vias públicas e impactos em diferentes pontos da cidade
A região Noroeste Fluminense segue em estado de atenção devido à previsão de novos episódios de chuva intensa nos próximos dias. Em Itaperuna, as autoridades municipais reforçam o monitoramento após os transtornos registrados no início da semana, quando a cidade foi atingida por um volume elevado de precipitação em curto período de tempo.
No fim da tarde de segunda-feira (2), Itaperuna registrou cerca de 76 milímetros de chuva em apenas uma hora, provocando alagamentos, danos em vias públicas e impactos em diferentes pontos do município.
Vídeos nas redes sociais mostram carros e até uma caçamba sendo levados pela enxurrada no bairro Vinhosa, o mais afetado, onde a água ultrapassou meio metro em alguns pontos. A Defesa Civil informou ainda a ocorrência de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, sem registro de feridos.
No Centro, o Hospital São José do Avaí ficou isolado, com acessos bloqueados pela água. Grandes avenidas, como Cardoso Moreira e Presidente Dutra, ficaram congestionadas, e motoristas buscaram refúgio em calçadas e ciclovias.
A rodoviária também alagou, e a BR-356 chegou a ser interditada na saída da cidade. Estudantes do Instituto Federal precisaram se abrigar em pontos de ônibus, enquanto a rua da feira ficou completamente inundada.
Diante do cenário, equipes da Defesa Civil Municipal iniciaram as ações ainda durante a tempestade, realizando vistorias em áreas historicamente críticas.
As atividades foram ampliadas com a atuação integrada das secretarias de Defesa Civil, Obras, Segurança Pública e Agricultura, com foco no monitoramento dos níveis dos valões e do Rio Muriaé, além da avaliação de danos em ruas, estradas vicinais, redes de drenagem pluvial e de esgoto.
Desde a manhã desta terça-feira (3), as equipes seguem mobilizadas em serviços de limpeza, reparos e organização da cidade, trabalhando para restabelecer a normalidade com segurança.
Em novo vídeo divulgado nas redes sociais oficiais, o secretário municipal de Defesa Civil, Daniel Bernardo, atualizou a população sobre a situação do Rio Muriaé e as previsões de precipitação para os próximos dias. Ele reforçou a importância de que os moradores sigam as orientações dos órgãos oficiais e evitem sair de casa em caso de chuvas mais intensas.
Além das equipes técnicas, agentes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação estão nas ruas prestando apoio às famílias atingidas, orientando e buscando solucionar as necessidades emergenciais. A recomendação é que as famílias procurem a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o atendimento segue normal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para atendimentos emergenciais, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Itaperuna pelo telefone e WhatsApp (22) 3824-6334. Também está disponível o WhatsApp da Secretaria de Obras, pelo número (22) 99889-6388. Em situações de emergência, os canais nacionais continuam ativos: Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (199) e SAMU (192).

