Norte Fluminense gera mais de 1.600 empregos em abril

Norte Fluminense gera mais de 1.600 empregos em abril

Saldo positivo nos quatro primeiros meses do ano na região sobe para quase 5 mil postos de trabalho

O Norte Fluminense gerou em abril deste ano, um saldo positivo de 1.651 empregos diretos. O incremento foi de 90,4% em relação ao saldo gerado no mês anterior, aponrtam dados do projeto Conjuntura Econômica Fluminense (Coneflu), ligado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Os reflexos do início da safra da cana-de-açúcar mostraram influência, através dos setores agropecuário e de serviços. Os municípios de Campos, Macaé e São Francisco de Itabapoana puxaram o processo.

Nos números acumulados de janeiro a abril, foram gerados 4.969 empregos na mesma região. O município de Macaé mantém a liderança, com participação de 74,86%, seguido por Campos dos Goytacazes, com participação de 14,83%, e São Francisco de Itabapoana, com participação de 3,70% do saldo total.

Setorialmente, considerando os principais municípios geradores de emprego (Macaé, Campos, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra), as atividades de serviços, geraram 3.005 vagas; as atividades industriais geraram 1.177 vagas; as atividades de construção civil geraram 264 vagas; as atividades agropecuárias geraram 213 vagas e as atividades comerciais geraram 143 vagas no quadrimestre de 2025.

No quadrimestre do ano até abril, o estado do Rio de Janeiro gerou 33.668 vagas de empregos diretos, enquanto o país, no mesmo período, gerou um total de 922.362 postos de trabalho.