No Porto do Açu, SLB inaugura obras de expansão de sua base operacional de Fluidos de Perfuração
Companhia passou de 18 mil para 42,5 mil barris de capacidade volumétrica, o que vai permitir o atendimento a múltiplos clientes
A SLB, companhia global de tecnologia, inaugurou, na última quinta-feira (23), a expansão da sua base operacional de Fluidos de Perfuração, no Porto do Açu, em São João da Barra. A planta, que contava com uma capacidade inicial de 18 mil barris, passou para 42,5 mil barris, contemplando o processamento de fluidos de perfuração base água (WBM), salmouras e base sintética (SBM). O investimento foi de mais de 20 milhões de reais.
Além dos tanques para fluidos líquidos, a SLB também ampliou sua base operacional de dry bulk (material sólido em silos): pó de barita, bentonita e carbonato de cálcio, que passaram de 5,9 mil ft3 para 13,9 mil ft3, equivalente à capacidade aproximada para estocagem de 700 toneladas de barita, densificante para fluidos de perfuração. A empresa também conta com unidade para estocagem de pó de cimento (silos), com capacidade para 8 mil ft3.
De acordo com o Gerente de Fluidos de Perfuração, Luciano Mello Genuncio, a obra, que começou no ano passado, e foi concluída agora, em novembro 2023, vai permitir à SLB atender a múltiplos clientes, principalmente os que atuam próximos ao Porto do Açu, nos campos de pré-sal e pós-sal do Norte Fluminense. “Com esta obra, a SLB passa a ter a maior base operacional de fluidos de perfuraçao na região. Seguramente, estamos aptos a fornecer o serviço, fundamental na operação de poços, para diversos clientes”, afirmou.
Todos os fluidos são produzidos na base, estocados e bombeados para as embarcações dos clientes que atuam no segmento offshore na região e adjacências