Morre, aos 89 anos, Dom Roberto Guimarães, bispo emérito de Campos

O sepultamento dele será no próximo sábado (31), na cripta da Catedral, após a celebração eucarística
A Diocese de Campos comunicou, nesta quinta-feira (29), a morte do Bispo Emérito Dom Roberto Gomes Guimarães, 89 anos, em sua residência, no Parque Leopoldina. Ele recebia cuidados paliativos, desde de julho de 2024, pelo sistema do Home Care.
Por meio de nota nas redes sociais, o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, mencionou a importância do pastoreio de Dom Roberto Guimarães. “O Bom Deus concedeu a Dom Roberto a graça de um pastoreio da unidade… Nós que pudemos usufruir desta sua vida, tempo em que se dedicou com generosidade à Igreja, especialmente à nossa Diocese, rezemos agora para que ele encontre a felicidade plena junto de Deus, o que ele sempre buscou”, declarou Dom Roberto Francisco.
O corpo dele será trasladado para Itaperuna, no Noroeste Fluminense, onde vai ser velado na Igreja Matriz São José do Avahy, até a manhã desta sexta-feira (30). Em seguida, às 11h, o corpo do Bispo retorna a Campos dos Goytacazes, onde será velado na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro. O sepultamento ocorre no próximo sábado (31), na cripta da Catedral, após a celebração eucarística.
Dom Roberto foi nomeado bispo de Campos dos Goytacazes pelo Papa São João Paulo II, no dia 22 de novembro de 1995. Recebeu a ordenação episcopal e a posse em 7 de janeiro de 1996, festa da Epifania do Senhor, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
Ele em 1950 iniciou seus estudos eclesiásticos no Seminário Arquidiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José, na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, concluindo também a Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
*Com informações da Diocese de Campos dos Goytacazes