Italva finaliza preparativos para a Festa do Trabalhador neste fim de semana

Prova de Laço Campista no sábado, shows nos dois dias e a tradicional Cavalgada do Trabalhador vão movimentar a cidade
O município de Italva, no Noroeste Fluminense, finaliza os preparativos para realização da tradicional Festa do Trabalhador, que acontece neste sábado (3) e domingo (4), iniciando dois dias após o Dia do Trabalhador, 1º de Maio. Entre as principais atrações, além dos shows musicais, estão a Prova de Laço Campista e a tradicional Cavalgada do Trabalhador, considerada a maior de todo o estado do Rio de Janeiro em número de participantes. A entrada é 1 kg de alimentos não perecíveis para doação a projetos filantrópicos.
Com promoção da prefeitura e organização da Secretaria de Cultura e Lazer, a programação inicia às 17h deste sábado, dia 3, no Parque de Exposições, com as provas de Laço Campista. Começa com a disputa da categoria Master, com 50 laçadores inscritos na categoria. Depois tem as categorias Aberta, a Feminino e a Infantil. São R$ 20 mil em prêmios distribuídos para os competidores, além de 5 bezerros como premiação para os vencedores na categoria Master.
Na noite do sábado, como primeira atração musical do primeiro dia de festa, o Rastaê sobe ao palco com show confirmado para 22h. Em seguida, à meia-noite, tem o show de Rafael Novaes com o DJ Rafael Silker. Tudo com o devido esquema de segurança para garantir o lazer dos presentes.
*Ponto alto -* No domingo acontece a grande tradição e ponto alto da festa: a Cavalgada do Trabalhador, com concentração na Vila Rica e saída às 11h, com destino ao Parque de Exposições da cidade. Na edição do ano passado, foram quase 1.300 cavaleiros e amazonas cobrindo o percurso em meio a um clima festivo e de grande amizade. Italva é, desde 2022, através de Lei Estadual, a “Capital da Cavalgada do Rio de Janeiro”. Para este ano a expectativa é de reunir em torno de 2 mil cavalos.
No Parque de Exposições, os visitantes terão oferta de grande variedade de pratos e bebidas, podendo almoçar no local a preços convidativos. Os participantes da cavalgada receberão pulseirinhas para almoço gratuito. A estrutura no local inclui banheiros químicos. Os hotéis e pousadas de Italva e região já estão com lotação esgotada com pessoas que chegaram de municípios vizinhos e até outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo, para participarem da cavalgada e assistir aos shows.
No parque de exposições, terá sequência na tarde do domingo a programação musical, com Sávio e Henrico, a partir das 14h. Depois, às 16h, tem Fabinho Show no palco. Às 19h é a hora e a vez de Biu do Piseiro se apresentar. E a partir das 21h tem o carisma do Chapas do Brasil, com o DJ Rafael Silker, fechando a programação da Festa do Trabalhador italvense.