IFF Campos anuncia lançamento o grupo de estudos em IA LEIA-EPT

IFF Campos anuncia lançamento o grupo de estudos em IA LEIA-EPT

Evento nesta terça-feira terá a participação de especialistas internacionais

Na próxima terça-feira (16), às 14h, o Instituto Federal Fluminense (IFF) formaliza o lançamento de um de seus mais novos grupos de pesquisa: o LEIA-EPT – Laboratório de Estudos e Aplicações de Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica e no Trabalho. O evento de inauguração, aberto ao público, será no auditório Reginaldo Rangel do campus Campos Centro do IFF.

O LEIA-EPT nasce como uma resposta às profundas transformações impostas pela Inteligência Artificial e pela robotização no mundo do trabalho, exigindo novas abordagens na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a formação de futuros profissionais. Seu foco é desenvolver e aplicar a IA sob uma perspectiva rigorosamente ética, equitativa e centrada no ser humano.

Destaque Internacional na Cerimônia

O lançamento será marcado por uma cerimônia que contará com a participação de renomados especialistas europeus, elevando o debate local ao nível das discussões globais. As palestras de inauguração serão ministradas por:

Goreti Marreiros, Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA).
Carlos Ramos, Professor Coordenador Principal do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

As apresentações abordarão temas urgentes como inovação centrada no humano, ética, equidade e as tendências emergentes no uso de tecnologias inteligentes.

Impacto e Missão do LEIA-EPT

O novo laboratório está alinhado com o compromisso do IFF de fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico de sua região de abrangência, servindo como um polo de irradiação de conhecimento que articula a pesquisa acadêmica local com os grandes desafios contemporâneos da IA.

O grupo de pesquisa se propõe a investigar como a IA pode servir à humanização da EPT, tornando-a mais inclusiva, significativa e efetiva. O avanço tecnológico exige a redefinição de currículos e metodologias para desenvolver habilidades essenciais do século XXI, como curiosidade, criatividade, pensamento crítico, empatia, adaptabilidade e, acima de tudo, ética e cidadania.

“O futuro não se prevê, ele se cria, e criá-lo neste tempo de revoluções tecnológicas exige planejamento, sensibilidade e compromisso com as pessoas,” afirma o professor Jefferson Manhães de Azevedo, Líder do grupo de pesquisa LEIA-EPT. “Nosso compromisso é com uma Educação Profissional e Tecnológica que seja vetor de inovação e empoderamento das pessoas e da sociedade, garantindo que a tecnologia, quando bem orientada, seja uma ponte para a inclusão, auxiliando no nosso compromisso ético de não deixar ninguém para trás.”

O lançamento do LEIA-EPT não é apenas a inauguração de um laboratório; é o início de um espaço de diálogo e criação que busca garantir que o avanço da Inteligência Artificial no Brasil seja conduzido com responsabilidade social e pedagógica, assegurando uma formação integral e emancipatória.

Entre as principais Linhas de Pesquisa do LEIA-EPT estão:

IA, Trabalho e Robotização: Estudo do impacto nos perfis profissionais, na empregabilidade e na justiça social.

Formação de Professores: Análise de práticas e processos para a integração crítica e criativa da IA no ensino.

Inteligência Artificial Aplicada à EPT: Investigação sobre o uso pedagógico da IA para o desenvolvimento de competências digitais e humanas.

Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas: Pesquisa voltada para a promoção de equidade e acessibilidade na aprendizagem personalizada.
Avaliação e Aplicação de IA Generativa na Gestão Acadêmica: Foco no desenvolvimento de metodologias, métricas e ferramentas para a avaliação crítica, confiável e responsável de modelos de IA generativa e sua aplicação na análise curricular, apoio à tomada de decisão e geração de indicadores educacionais.