Grêmios estudantis de 12 escolas municipais tomam posse em SJB
Evento foi realizado no Auditório Municipal, com a presença de autoridades municipais e alunos.
A Secretaria de Educação de São João da Barra empossou nesta quarta-feira, 12, no Auditório Municipal, os grêmios estudantis de 12 escolas municipais que contam com os anos finais do ensino fundamental.
— A retomada dos grêmios é fundamental para dar oportunidade aos alunos de entenderem o seu espaço no ambiente escolar, assim como a importância das suas sugestões, opiniões e mobilizações em prol de uma educação consistente.
Acreditamos que a participação deles nesse processo educativo faz muita diferença — declarou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Subsecretário municipal de Educação, Cláudio Andrade enalteceu que toda representação estudantil deve ser estimulada, por apontar um caminho para democratização da escola e de apoio à direção na gestão colegiada. “É importante ressaltar que está vigente no município o estatuto normatizador do Grêmio Estudantil, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e publicado no Diário Oficial, no dia 18 de agosto de 2017”, pontuou.
Aluno do 8º ano da Escola Municipal Dr. Newton Alves, Max Daniel da Silva Oliveira, 17 anos, morador de Atafona, foi um dos que assumiram a presidência do Grêmio Estudantil. “Estou muito feliz em representar os alunos da minha escola.
Vamos atuar de forma conjunta, fazendo valer os direitos e deveres da classe estudantil. Exercitando, desta forma, a cidadania, a democracia, a representatividade, o comprometimento e a responsabilidade”, disse Max.
As Escolas Municipais que tiveram os grêmios instituídos, além do Newton Alves, foram: Luiz Délio Mendonça, Chrisanto Henrique de Souza, Manoel Alves Rangel, Domingos Fernandes da Costa, Amaro de Souza Paes, João Flávio Batista, Elysio Magalhães, Centro de Educação Avançada l e ll, escolas estaduais municipalizadas Luiz Gomes da Silva Neto e Manoel Ducas de Brito.
A Educação já vinha trabalhando há algum tempo para retomar os grêmios estudantis nas escolas. No entanto, devido à pandemia, o projeto precisou ser paralisado.
A retomada aconteceu neste ano.
Além de alunos, diretores, professores e orientadores pedagógicos, a solenidade de posse contou com a presença do chefe de Gabinete, Alexandre Magno.
Da Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes a coordenadora geral, Janaína Monteiro, coordenadores de orientação pedagógica e de suporte pedagógico, Elielson Rocha e Priscila Peixoto, e a coordenadora de gestão, Joceilsa Coltinho.